segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Avós

Minha vó era uma mulher muito simples. Aprendeu a ler depois de adulta, assim como meu avô, quem ensinou foi minha mãe e até ela morrer a letra era assim, bem infantil e difícil de ler, as coisas misturando o som das palavras em português e em italiano.
Uma das lembranças que eu tenho mais fortes dela é de um pratinho que ela me deu, com desenho do Meu querido Poney, eu devia ter uns 7 ou 8 anos e vinha com um bilhetinho " Cacá. Gosto muito de você. Sua vó"
Sempre fico pensando na mulher forte que ela era, mesmo aos 99 anos, que foi a idade com que ela morreu. Cozinhava até os 98. Ia na feira sozinha ( ela parou depois de tomar um tombo, meus tios não deixaram mais). Fico pensando também em como ela me aceitou como neta, afinal, eu era uma criança negra que ela sabia não ser filha da filha dela ( acho que todo mundo aqui sabe que eu fui adotada). Eu era neta dela. Igual a todos os (muitos) outros netos. Nunca fui chamada de "de criação" ( odeio quando as pessoas falam isso). Era só saber que ia na casa dela e lá ela ia fazer polenta ( fez isso até na última vez que nos vimos, quando ela já tinha 98). Era por ela que nos juntávamos todo o natal, a madeireira do meu tio cheia de gente. Tudo por causa daquela pequena senhora que era um símbolo tão enorme da minha família.
Ela gostou do Camilo, embora não tenha entendido como um alemão podia gostar de polenta. E me fez tão feliz quando me disse: " É, filha, das veis é bom misturá as raça".
Tem quase sete anos que ela foi embora, no dia do meu aniversário e posso percebê - la perto de mim muitas vezes.
Deus me deu outra avó. Uma Oma, que também me aceitou e me fez parte da família dela. Que me deu de presente um colar que o Opa trouxe pra ela, que também fica feliz em me ver e que é imensamente amada, principalmente pelo homem que eu amo.
A Oma está doente. Não sei bem o que pedir pra Deus nesse momento. Só sei que quero que ela fique bem e que ele fique bem também, sei que quero agradecer por ela ter me tornado da família dela, que gostaria que ela soubesse que a amo muito e que ela não precisa me pedir desculpas por me dar um colar dela ao invés de um presente novo no natal, porque o colar vale mais que qualquer coisa. Quero agradecer a ela pelo homem que o neto dela é, porque ela é parte disso.
Obrigada. Danke schon.

Nenhum comentário: