sexta-feira, 25 de junho de 2010

Pensando...

Eu tenho insônia, como vocês sabem, ultimamente ela tem variado entre não me deixar dormir at all, e não me deixar dormir durante a noite pra capotar durante o dia, descobri que tem um pouco a ver com um certo medo de dormir, como se ao dormir eu estivesse perdendo alguma coisa, medo de relaxar e parar de pensar no meu problema atual ( Leia - se : desemprego e quase total falte de perspectivas), mas o post não é sobre isso.
Como eu não durmo, sobra tempo pra pensar em um monte de coisas, a maioria delas banais, algumas minimamente interessantes. Ontem eu assisti Sansão e Dalila no TCM ( outro grande companheiro de madrugadas). Aí fique pensando em uma coisa que todos que me conhecem sabem que me intriga: o ódio.
Eu ainda fico tentando entender como o ódio é capaz de fazer com que tantas barbaridades sejam feitas, quero entender como somos capazes de parar de enxergar o outro como ser humano, de pensar que o que dói em nós dói nele também, entendem? Não se trata necessariamente de não acreditar que sejamos capazes de maldades. Infelizmente eu sei que somos. Mas como odiar alguem simplesmente pelo que aquela pessoa é, como se ela fosse assim tão completamente diferente de mim, como se pelo fato de falar ou acreditar em algo diferente ela merecesse menos a vida do que eu, e isso não pensando só em uma pessoa, mas em todos iguais a ela, sejam crianças, velhos, homens, mulheres. Destruir o outro porque eu não o entendo. Por que?
Todas as religiões que eu já estudei, tem leis muito fundamentadas de respeito e perdão e, como fui criada católica, ouvi muitas vezes a história de quando perguntaram a Jesus qual era a mais importante das leis de Deus e ele responde " Ama o teu próximo como a ti mesmo". É isso, ele não completou com " ... se ele concordar com você".
Sei que também sou capaz de odiar o que não entendo, mas não quero. Sei que vou fazer isso ás vezes, mas me envergonho.
Ainda não entendo o ódio, e não, não acho que ele seja próximo do amor.

Nenhum comentário: